Meltino Bar & Lounge é um lugar destinado a atualizar o conceito de café inserido em um centro comercial. Com um desenho forte, o mobiliário é resultado dos derivados do café, a fim de permitir que os usuários assimilem a singularidade de um lugar que serve como lounge e bar.
A arquiteta Claudia Costa concebeu este projeto de geometrização dos grãos do café. O resultado final é uma invasão feita de grãos de café; um grão de café que se exibe, atravessa paredes, tetos e balcões.
A comissão
A comissão consistia na criação de um projeto carismático e único para um bar com a identidade da marca Meltino. A idéia era criar um projeto que permanecesse na memória visual do público.
A primeira intenção consistia em construir um bar dentro de um centro comercial que não causasse a sensação de enclausuramento em um espaço fechado. Por isso, a pergunta de como estar em um interior, mas ter a sensação de se estar em um espaço externo, sempre esteve presente.
Conceito
Um grão de café que desenha o espaço, um café espacialmente definido a partir do café… O conceito consiste na geometrização do grão de café, que desenha os volumes/espaços no plano.
O grão conquista o Café, perfura e desenha os volumes, as paredes, o céu. Sua sombra se projeta no piso, dançando no espaço. O projeto se divide em três áreas: dois volumes e uma esplanada interior que se eleva do piso do centro comercial.
Ambos os espaços são similares e transparentes, embora tenham propósitos diferentes. A área do lounge apresenta um ambiente descontraído e oferece produtos gourmet. Por outro lado, o bar é o lugar onde se toma o café.
Para dar forma às paredes, primeiramente se desenhou o grão em diferentes escalas. Em seguida, construiu-se uma matriz de 3 painéis (3m x 1m) que, invertida, gera um total de seis painéis distintos. Assim, todas as paredes se desenvolvem sobre a matriz de seis painéis.
Parede Dupla
Buscando reforçar a perfuração do grão e proporcionar mais corpo ao espaço, as paredes e o teto são duplos. A parte central do teto é mais elevada, tornando o espaço mais dinâmico.
A estrutura é em madeira de pinos, leve e fácil de manusear, e a envolvente é de MDF pintado de branco. O piso é de linóleo.
As cores, branca e café, foram escolhidas pela sua associação com o fruto do café e para potencializar o reflexo da luz no espaço.
Mobiliário
A louça e as mesas são concebidas com atenção especial nos detalhes, na estética e na comodidade. Os móveis estão cobertos com um material único e novo, que deriva dos restos do café. O mobiliário escolhido completa o espaço e proporciona novas experiências sensoriais.
Iluminação
Todo o projeto foi pensado para criar uma atmosfera com luz balanceada. Para isso, utiliza-se iluminação indireta, com luzes dicróicas e lâmpadas halógenas no bar. Também se utiliza Leds alaranjados para a iluminação das letras da marca.